O Que é Presbiopia?
A visão de perto piora por volta dos 40 anos de idade devido à chamada
presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada. Tal fenômeno ocorre por perda da elasticidade do cristalino e enfraquecimento do músculo ciliar, acarretando perda da capacidade de foco aos objetos mais próximos. A presbiopia aumenta com a idade, dos 40 aos 55 anos.
Novos Tratamentos
Apesar de ser uma condição natural e que atinge a todos, o que muitos não sabem é que já existem opções atuais para atenuar o problema, que vão de lentes mais precisas até cirurgias para corrigir a dificuldade de visão para perto adquirida com a idade.
O tratamento convencional é feito com óculos, somente para perto ou multifocais.
Associando o conceito de tratamento ao de qualidade de vida, enxergar bem de perto sem óculos é a tendência da oftalmologia mundial
O conceito de
monovisão, amplamente difundido nos Estados Unidos e Europa, consiste no olho dominante enxergar bem para longe e o olho não dominante para perto. Isto é conseguido pelo princípio da supressão interocular. A monovisão pode ser obtida com adaptação de lentes de contato modernas e confortáveis permitindo correção da visão para longe e perto.
Outra alternativa é
a correção através do laser, a cirurgia refrativa. Atualmente a técnica de correção é personalizada para cada paciente, tornando o resultado final muito mais preciso e seguro. O laser é programado para corrigir o grau para longe e para perto associando o conceito da monovisão à ablação multifocal.
Outra opção cirúrgica cada vez mais difundida nos países de primeiro mundo é a utilização de lentes multifocais intraoculares. O tratamento baseia-se na substituição do cristalino (lente natural com catarata) por uma outra artificial. Estas lentes são implantadas por uma pequena incisão através da técnica de facoemulsificação e permitem rápida recuperação visual
(Ver vídeo).
Pós-Operatório
Com todo este avanço da Medicina, surgiu um novo conceito de liberdade visual. Estes pacientes passam a ficar mais independentes de óculos não precisando mais usá-los nas situações cotidianas como ver os números no celular, assinar cheques, ler revistas ou jornais, se maquiar, olhar preço em supermercado ou ler um cardápio num restaurante.