Erros de Refração
Nos olhos com grau, os raios são convergidos antes ou depois da
retina gerando os chamados ERROS ou VÍCIOS DE REFRAÇÃO que podem
levar à baixa de visão de longe, de perto ou de ambos e em alguns
casos, cansaço visual, dores de cabeça, olhos avermelhados e lacrimejamento.
Dentre os vícios de refração, temos miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Hipermetropia
A
hipermetropia ocorre quando o olho é menor ou a córnea é mais plana e a imagem se forma depois da retina. Os hipermétropes têm dificuldade na visão de perto. Em graus mais elevados há dificuldade para longe também.
Miopia
A
miopia ocorre quado o olho é maior ou a córnea é mais curva e os raios de luz são convergidos para um ponto antes da retina. Os míopes têm dificuldade de enxergar para longe.
Astigmatismo
No
astigmatismo, a curvatura da córnea em um meridiano (eixo) é maior que no outro, semelhante a uma bola de futebol americano. Sendo assim, são formados mais de um ponto de foco (anterior ou posteior à retina). Pode ou não estar associado à miopia ou à hipermetropia. Geralmente leva à baixa de visão para longe, podendo também causar cansaço visual e dificuldade para perto.
Como Funciona a Cirurgia a Laser?
O Memorial Oftalmo utiliza o excimer laser da marca VISX, líder mundial neste segmento, o mesmo usado no Hospital Albert Einstein, em SP, considerado o melhor hospital da América Latina e agora disponível aqui no Nordeste. O laser forma um feixe de luz invisível e sem calor e pode remover camadas de tecido com precisão microscópica, permitindo até esculpir um fio de cabelo.
Na miopia, o LASER é aplicado na área central da córnea retirando tecido para que haja o aplanamento desejado. Na hipermetropia, realiza-se retirada de tecido na periferia da córnea, aumentando sua curvatura central. No astigmatismo, o tratamento é realizado em áreas selecionadas da córnea, aplanando ou encurvando a região central.
Todo o procedimento é rádido e indolor levando cerca de 5 a 7 minutos por olho
Pós-Operatório
No
PRK, operamos um olho por vez devido a recuperação mais lenta que se dá por aproximadamente 1 a 2 semanas devido à cicatrização do epitélio, a qual é auxiliada por uma lente de contato terapêutica.
No
LASIK, normalmente não há dor e a recuperação da visão se dá em algumas horas. Os dois olhos podem ser corrigidos no mesmo dia. Em ambas as técnicas, o resultado final é alcançado entre o 1º e 3º mês após a cirurgia. A avaliação clínica no pré-operatório irá definir qual a melhor técnica para cada caso. A maior parte dos pacientes é submetida ao
LASIK.